Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 27 de maio de 2009

AO ESPÍRITO SANTO


albanosousanogueira@sapo.pt

http://deixadeusentrar.blogspot.com



Vinde, Espírito Divino,
Celeste Consolador,
E realizai nas almas
As obras do vosso amor.

Vinde, Espírito Divino,
Com o dom da Sapiência
Ensinar a distinguir
A verdade da aparência

Vinde, Espírito Divino,
Com o dom da Fortaleza,
Fazer crescer a nossa fé,
Com invencível firmeza.

Vinde, Espírito Divino,
Vinde ao nosso coração,
A mostrar-nos o caminho
Que conduz à salvação.

Dai certeza aos nossos passos,
Luz aos nossos pensamentos,
Para que sejam conformes
Com os vossos mandamentos.

Para que todos unidos,
No fogo da caridade,
Sejamos irmãos, agora
E por toda a eternidade.

(Hino da Liturgia das horas)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A PESSOA DIVINA DO ESPÍRITO SANTO








QUEM É O ESPÍRITO SANTO

O tempo pascal é o tempo do Espírito Santo que se revelou plenamente no dia de Pentecostes em forma de línguas de fogo.
O Espírito Santo para muitos católicos é o Deus desconhecido
A Sagrada Escritura, fala-nos muito do Espírito Santo, que a Teologia chama de 3ª Pessoa da SS.ma Trindade.
Deus é um só, mas não é um solitário. Deus é uma família constituída de 3 pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Mas esta família é tão unida que forma um todo só, um só Deus. Por isso, podemos dizer que Deus é AMOR.
O Espírito Santo é o 1º dom de Jesus ressuscitado e é chamado o Defensor, o Consolador. O E.Santo vai continuar a obra salvadora de Jesus.
- 50 Dias depois da Páscoa, Jesus envia o E. S. em forma de línguas de fogo, no dia de Pentecostes. É o começo da Igreja e é o E.Santo que vai continuar a obra da redenção realizada por Jesus. Tudo na Igreja, depois do Pentecostes será obra do E.S.
É Ele quem faz mover, guiar, conduzir a Igreja. O E. Santo é a alma da Igreja. Sem o E. Santo a Igreja seria um corpo morto. Com Ele tem a vida de Deus. O E. Santo assiste o Papa, os Bispos, os sacerdotes, os leigos comprometidos para compreenderem a Palavra de Deus.
O E. Santo dá força aos cristãos para professarem a fé. Actualiza o mistério pascal. Faz acontecer hoje a salvação por meio dos sacramentos.
O cristão é uma pessoa em quem vive a SS.ma Trindade, depois do baptismo. É preciso, por isso, deixar-se conduzir pelo E. Santo, aceitando, como Maria, ser portadora de Jesus. Hoje somos nós que temos de dar Cristo ao mundo.
Para isso temos de escutar o Espírito e isso acontece se rezarmos, se pararmos para O escutarmos, se fizermos silêncio.
É preciso rezar ao E. Santo para Ele nos iluminar, nos ajudar a conhecer o plano de Deus para nós, seja a nossa força na construção de um mundo melhor segundo a vontade de Deus.
O E. Santo tem a missão de criar comunhão porque é o Amor, o Abraço eterno e o amor une, Primeiro na Santíssima Trindade: comunhão plena, total, intensa entre o Pai e o Filho; depois, comunhão na Igreja entre os seus membros e comunhão dos membros com a cabeça que é Jesus Cristo.
Aqueles que vivem segundo o E. Santo não devem viver desunidos, na discórdia, na separação. Devem viver unidos mesmo que sejam diferentes. Quem se deixar conduzir pelo Espírito Santo deve aceitar os outros em grande compreensão. Vede como eles se amam, diziam os pagãos dos primeiros cristãos.

sábado, 16 de maio de 2009

ORAÇÃO A DEUS PAI

SER FRÁGIL, SENHOR DEUS


Senhor, a vida nem sempre é como nós queremos: saúde, bem-estar, felicidade, sucesso, fartura, riqueza material.
Por vezes, sentimos bem perto as fragilidades: nossas e dos outros, por falta de coisas materiais, por falta de saúde física ou psíquica.
As nossas fragilidades, do ponto de vista humano, são um mal, porque nos enfraquecem, tiram-nos forças físicas, tornam-nos mais ou menos dependentes dos outros, fazem-nos sofrer.
Mas as fragilidades, as fraquezas, as doenças, podem ser um bem porque nos fazem sentir a nossa fraqueza física, psíquica e espiritual e nos abrem ao Transcendente, a Deus.
Senhor, todas as pessoas querem-se sentir fortes, saudáveis, felizes. Tu porém permites as contrariedades, as doenças, os acidentes, o envelhecimento para sentirmos que pouco somos, somos frágeis, caducos, passageiros e que só em Vós encontramos.
A fragilidade mostra que não temos em nós mesmos a razão de viver, de existir, a consistência e a permanência no ser, porque tudo passa.
Obrigado, Senhor Jesus, por todas as pessoas que sentem a Tua presença nas suas doenças, velhice, fragilidade e se abrem a Ti como fonte de esperança, de alívio, de apoio, de consolo.
Obrigado Senhor, por todas as pessoas que aceitam a sua fragilidade, as doenças, os sofrimentos, o envelhecimento sem revoltas e revelam a sua fé e confiança em Deus Pai o Senhor da Vida, em Jesus Salvador que morreu e ressuscitou e no Espírito Santo Santificador, o Senhor que dá a vida espiritual e eterna aos crentes.
Senhor Deus e Pai, queremos confiar em Vós. Entregar-te a Nossa vida neste mundo aquém da morte e no mundo além da morte.
Senhor, eu creio que a vida não é um caminhar para o nada, para o fim total, para o absurdo da morte escura e fria onde nada mais se passa.
Creio, Senhor Jesus, que a vida é um caminhar ao encontro de Deus Pai que me espera de braços abertos e amorosos. Um Pai cheio de carinho e de ternura que na Sua misericórdia me espera para me dar um pouco do que me mereço, muito do que não mereço e uma certa repreensão pelo mal que fiz na vida deste mundo que se chama terra.

P. Albano Nogueira

domingo, 10 de maio de 2009

AS QUATRO VELAS



Quatro velas estavam queimando calmamente. O ambiente estava tão silencioso que se podia ouvir o diálogo entre elas.

A Primeira Vela disse:
- Eu sou a PAZ e apesar da minha luz, as pessoas não conseguem manter-me acesa. (Em seguida, a sua chama, devagarinho apagou-se totalmente).

A segunda vela disse:
- Eu sou A FÉ. Infelizmente sou supérflua para muitas pessoas. Elas não querem saber de Deus, por isso, não faz sentido continuar queimando.
(Ao terminar a sua fala, um vento bateu levemente sobre ela e a chama apagou-se)

Baixinho e triste a 3ª vela manifestou-se:
- Eu sou o AMOR, não tenho mais forças para queimar. As pessoas deixam--me de lado, porque só se vêem a elas mesmas, esquecem até aqueles que estão à sua volta.
E também se apagou.

De repente, chegou uma criança e viu as 3 velas apagadas...
- Que é isto? Vocês devem ficar acesas e queimar até ao fim.

Então a Quarta vela falou:- Não tenhas medo, criança. Enquanto eu estiver acesa, poderemos acender as outras velas...

Pausa para reflexão...

Quando apagamos as chamas da Paz, da Fé e do Amor, ainda assim nem tudo está perdido... Alguma coisa há-de ter restado dentro da gente. E isto tem que ser preservado, acima de tudo...
Estão a criança pegou na vela da esperança e acendeu novamente as que estavam apagadas... (As quatro velas ficam acesas.)

Que a vela da Esperança nunca se apague dentro de ti. Ela é a luz ao fundo do túnel. O caminho da felicidade precisa, antes, ser pavimentada com a esperança. A felicidade nem sempre bate à nossa porta. Para tê-la é preciso uma busca incessante e, ao encontrá-la ter a coragem de trazê-la para dentro de nós.

sábado, 2 de maio de 2009

MARIA DE NAZARÉ, PERFUME DE DEUS




: MAIO :

Mês de Maria,
Mês da mãe,
Mês do amor,
Mês da ternura.
Mês do coração,
Mês das flores,
Mês da oração,
Mês do Terço,
Mês das crianças,
Mês da Natureza,
Mês do sol,
Mês do calor,
Mês das sementeiras,
Mês da Esperança,

__________________________
Mês de Deus...
__________________________


Tudo coisas lindas e suaves que lembram o perfume das coisas, o perfume da vida, o perfume do amor, o perfume da graça divina, o perfume da virtude. O perfume de Deus que é Vida, que é Amor, que é Ternura, que é carinho, que é Pai, que é Mãe...
Deus é TUDO. Maio, mês de tudo...
Deus é amor e o amor é tudo na vida.
Por isso, te convido, meu irmão e minha irmã a aproveitar o mês de Maio para semeares as lindas coisas da vida. A semear, sobretudo o amor. Semeia amor, onde não há amor e colherás amor...
Não queiras colher o amor, não queiras captar, agarrar o amor, pois isso é uma atitude egoísta centrada em ti e amor é o contrário, é centar-se nos outros e em Deus que é o TOTALMENTE OUTRO...
A tua vida iluminar-se-á e terá mais sentido se semeares o amor em palavras, gestos e atitudes...
-----------------------------------
P. Albano Sousa Nogueira