Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

CORTESIA E BOAS MANEIRAS -17

Televisão

- Escolhe cuidadosamente os programas a que deves assistir, de modo a que o admirável invento que é a televisão contribua para te formar, informar e divertir.
Há muitos canais à tua disposição e também um botão muito importante: o que faz com que se possa passar de um programa sem interesse, para ti, para outro de mais interesse.

- Em todo o momento, mantém desperto o teu espírito critico. Sabes que o objectivo da televisão é vender espectáculo às massas, seguindo de perto o gosto das pessoas. Interessa ter grandes audiências.
E, porque é assim, os programas culturais por vezes não dizem tudo; os programas recreativos são superficiais, a informação é manipulada, a publicidade explora o nosso subconsciente…

- Dialoga com os teus pais e amigos acerca de certos programas, sobretudo filmes, a fim de descobrires os valores e os contravalores.
É que nem tudo o que apresenta a televisão serve para dignificar a pessoa humana.
Não dignifica a pessoa humana tudo o que banaliza o sexo, faz apologia do consumismo, apresenta a violência como inevitável, exalta o vedetismo, ridiculariza o sentimento religioso…
- Não sejas um jovem teledependente, isto é, não passes muitas horas à frente do pequeno écran.
Um poeta actual disse, ironicamente, que os jovens dependentes da TV, terão filhos com olhos rectangulares, como o ecrã…

- Há muita coisa que se mostra na TV que uma pessoa cristã sabe que não se deve fazer.
E os pais devem estar atentos e dialogar com os filhos pequenos acerca de muita coisa que a TV mostra, mas que é errado do ponto de vista evangélico e devem ajudar os filhos a formar bem as suas consciências com espírito crítico...

Sem comentários:

Enviar um comentário