Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ANO DA FÉ E EUCARISTIA

 
 
A fé cristã católica é, essencialmente Eucarística.
Um católico tem de ser eucarístico; tem a amar e frequentar a Eucaristia dominical, presença real de Jesus Cristo na Palavra (Leituras) e na Eucaristia (Pão e vinho consagrados no Corpo e Sangue de Cristo).
 
O sacerdote
    É o Presidente da Assembleia.
É o sacerdote celebrante, mas na realidade, toda a Assembleia é celebrante e todos os batizados são sacerdotes. Porque o único sacerdote é Jesus Cristo.
Jesus Cristo é o Mediador (a ponte) entre Deus e os Homens; e entre os Homens e Deus.
Todos (Sacerdote e leigos) oferecem ao Pai o sacrifício de Jesus e todos intercedem pela Humanidade.
A diferença é que o padre é um ministro ordenado, recebeu um sacramento específico: o Sacramento da Ordem que lhe permite atuar em nome de Cristo e representa-O.
O sacerdote entra na igreja, ajoelha e beija o altar. Significa humildade: curva-se e põe-se ao serviço de Cristo simbolizado no altar.
A partir daí, todas as pessoas são uma única Assembleia Cristã celebrante. Cada um interioriza e vive cada gesto, cada palavra, cada atitude e forma um todo unido.
 Não deve haver devoções particulares durante a missa (por exemplo, rezar o terço).
O sinal da cruz- A Missa começa com o sinal da cruz: é em nome do Pai, do Filho e do E. Santo que nos encontramos reunidos.
A Cruz é o sinal distintivo do cristão, pois foi numa cruz que Jesus nos salvou.
É o sinal da nossa fé em Deus Uno e Trino- Um só Deus em Três Pessoas iguais e distintas.
O sinal da cruz é uma manifestação pública da nossa fé e que nos traz graças e bênçãos de Deus.
Devemos fazer o sinal da cruz ao acordar e ao levantar todos os dias e também ao deitar.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário