Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A PESSOA INSEGURA

----------------------------------

Perfil psicológico do inseguro =
Manifestações psíquicas da insegurança:
- subservientes e submisso e ao contrário, capaz de manipular superiores e patrões.
- A pessoa insegura é desajeitada e inadequada.
Tem sonhos de omnipotência mágica, infantil e fantasiosa.
Pode ter uma submissão, uma docilidade tão falsa e tão cega que se torna ridícula, mas que lhe serve para comprar atenção e para se impôr.
Pode ser bajuladora para conseguir vantagens.
- Tem fortes dúvidas e inquietantes hesitações por causa dos seus sentimentos e que não demonstra, mas mascara com atitudes de arrogância.
- As críticas alheias desmoronam-na e desconcertam-na por dias e semanas.
Por isso, faz tudo para evitar ser criticada.
A opinião alheia abala-a.
Vive angustiada com o "que dirão os outros".
Como não tem segurança dentro de si, precisa de muletas, que são as opiniões dos outros.
Pode ser também teimosa defendendo o seu minúsculo "eu".
Foge de aniversários ou de homenagens, mas queixa-se amargamente se a esquecem.
- Na relação com as pessoas, é desconfiada, formando uma conduta sentimentalista e cheia de melindres.
Como é insegura precisa sempre de alguém que a proteja, a defenda, a aconselhe, a aplauda e a estimule.
- O inseguro é carcomido pela necessidade de sobressair dos demais.
- Em relação aos próprios sentimentos, ora é alienado, não tendo a certeza do que gosta e do que o aborrece, do que tem medo ou lhe causa ressentimentos, ora expõe os seus desejos e planos sem freios e numa linguagem infantil.
Convence-se que não merece ser amado e de que é incapaz de aceitar que o amem.
Não consegue manifestar sentimentos de amor por alguém.
Diante de um fracasso, arma-se de derrotismo e vê uma tragédia em tudo.
- O inseguro isola-se, sem vibrar com os outros; outras vezes tem eufóricas explosões de riso quando mais ninguém está a rir.
- Sente-se bem andando com crianças ou com adolescentes .
Mas se alguém lhe aponta a imaturidade, o infantilismo, magoa-se e ofende-se até às lágrimas.
A insegurança (com diversidade de graus) está presente ao longo de toda a vida da pessoa.
Pode estar mascarada de muitas maneiras: autoritarismo ou, pelo contrário, excesso de permissividade.
O boneco de vidro - O boneco de vidro é extremamente vulnerável; a menor pancada o reduz a estilhaços.
Por isso, deve ser manipulado com mãos de veludo.
O indivíduo inseguro desmorona-se à menor oposição ou contrariedade.
O boneco de vidro não suporta pancadas.
A opinião dos outros é suficiente para atingir a vulnerabilidade do inseguro.
É que se sente carente de aprovação e afirmação.
São pessoa vorazes de aprovação e de atenção.
Ao executarem alguma tarefa ficam em suspenso aguardando a aprovação e o elogio dos outros, provocando-os até com olhares ansiosos.

Tirado de PIO JOSÉ SOLDERA, Dinâmicas de realização pessoal, Ed. A.O., Braga, 1991.

(Continua)

8 comentários:

  1. olá Sr. Padre Albano
    tenho uma filha que é textualmente o que o senhor escreve sobre a pessoa insegura, desculpe o meu desabafo, já não sei como fazer para a apoiar pois tenhos alturas que por mais força, que felizmente tenho, já não consigo ter argumentos para poder ajuda-la.
    diga-me por favor o que devo fazer.
    os meus respeitosos cumprimentos
    de uma anonima

    ResponderEliminar
  2. Para ajudar à pessoa que comentou o meu texto direi:
    A pessoa insegura tem de ser ajudada, em primeiro lugar, a confiar em si mesma.
    A não desanimar, não desistir, lutar sempre.
    Acreditar em si mesma.
    A gostar de si mesma.
    Tem de ser apoiada, elogiada, motivada pelas pessoas mais próximas.
    Não deve ser criticada, nem ridicularizada.
    Deve aceitar-se como é, procurando melhorar o que pode ser melhorada e conformar-se com o que não pode mudar. Sem rancores, sem desilusões.
    Aceitar a realidade.
    Perceber que com o tempo as coisas melhoram se nos esforçarmos mesmo a sério.
    Não ter medo de fracassar. Se algo não correu bem uma vez, pode correr mehlor para a próxima.
    O segredo está no trabalho, no esforço, no empenho, na confiança em si mesmo (a).

    ResponderEliminar
  3. Eu estive a ler isto, e tem a ver um pouco comigo e por mais que ajude os meus amigos, nao consigo valorizar me pelo que faço.
    Na escola, antes dos testes, tento estudar só que comeco a dizer que não consigo, ou de vez em quando sei tudo e do nada quando estou com aquela segurança apanho uma " branca" e sinto-me incapaz de continuar o estudo e fico a pensar que nao vou tirar boa nota e então enterro-me logo. Hoje por exemplo, está a ser dificil, nao estou a conseguir estudar, e cada dia que passa sinto muita pressão comigo mesma. Como se nunca servisse para nada. Já ando a pensar em anular a minha matrícula pois penso que nao sou capaz de recuperar as notas para o proximo periodo, penso logo que nao vale a pena, e desisto! Sinto-me mal por não ter confiança, e ter grandes complexos com tudo.. Posso saber varias coisas mas quando penso que nao consigo, tudo se perde, e vai em vão. Fico saturada por não saber o que fazer acerca disto dos estudos, depois acho que me estou a esforçar e depois se algum dos meus docentes me diz que ja nao vale a pena esforçar me pela nota estar por um fio, custa-me e aí fico no meu mundo e penso logo em desistir, tenho vários docentes que acham-se frontais e colocam os alunos assim, admito que sou fraca é verdade, mas nao tem o direito de me rebaixarem quando tento dar tudo por tudo. Gostava de ter a sua opinião, porque já nem consigo falar com as pessoas mais chegadas e cada dia que passa já nem existe força.
    obrigado pela compreensão.

    ResponderEliminar
  4. A pessoa que estuda tem de fazer do estudo uma PROFISSÃO...
    Ora numa PROFISSÃO a pessoa trabalha 7, 8 e mais horas por dia.
    Assim, o bom estudante, além das aulas, tem de estudar muitas horas por dia.
    Dedicar-se a sério aos estudos e não se limitar a estudar para os testes em cima da hora.
    Tem de se começar a estudar no começo do ano: Setembro.
    A insegurança vem desta pouca preparação feita em cima da hora...
    As metas elevadas exigem sacrifícios.
    Aquele(a) que quer ser bom estudante, precisa de cortar com muitas coisas secundárias que gastam muito tempo e dar tempo ao essencial: a PROFISSÃO DE ESTUDANTE...
    Estudar em casa, estar atento nas aulas, tirar apontamentos nas aulas.
    Fazer resumos dos livros em casa para um caderno e depois estudar pelos resumos.

    ResponderEliminar
  5. Eu sou insegura e procurei por alguma leitura na internet que me ajudasse, li o que o senhor escreveu e me identifiquei com vários pontos. Sou professora e a minha insegurança tem atrapalhado meu desempenho com os alunos. O que fazer

    ResponderEliminar
  6. Padre, Boa noite,

    Desde que me lembro fui uma pessoa insegura, mais precisamente uma moça insegura. Sofri bulying na escola, ensino fundamental e médio. Passei por muitos problemas em casa, o que afetou totalmente minha auta-estima, vi meu pai espancar minha mãe, trair minha mãe com empregadas, me bater sem motivos, se masturbar em minha frente. Na faculdade, fui seriamente atingida pelas criticas de meus colegas. A minha insegurança foi sendo traduzida em arrogancia uma vez que não conseguia achar um lugar que coubesse. Em meu emprego, logo arranjei inimizades, pessoas que tentaram de toda forma me machucar, derrubar, ofender. Não consigo disfarçar meus sentimentos, me sinto acuada, com medo, acho qyue todos vão me perseguir para me ridicularizar ou apontar meus erros. Estou tendo dificuldades em todos os meus relacionamentos. Preciso de ajuda, por favor.

    ResponderEliminar
  7. padre,ola sou uma pessoa muito insegura ,estou começando a andar sozinha de onibus para voltar pra casa da escola , quando falta 3 horas para aula acabar minha mao começa a suar frio ,fico gelada,tonta quando da realmente a hora de ir pra casa ja estou em um estagio muito avançado da insegurança ,ai eu tento ir quando chega mais a frente fico com uma tontura de nao conseguir ficar em pe ,ai acabo ligando pro meu pai pra ir me buscar ,o seu texto que o sr escreveu tem tudo a ver cmg faço de tudo pra ser elogiada msm sendo filha unica ,acredito em magias sou fa de harry potter; enfim quando nao consigo ir de onibus eu ligo ai quando chego em casa com meu pai vou pro meu quarto e começo a chorar me sinto fracassada como se a vida nao fosse mais existir ,ate pra ir comprar pao fico ansiosa com medo cheguei ate a suspeitar labirintitite ,enfim vivo meu propio mundinho sabe sonho com magia pro sr ter uma ideia nos meus sonhos eu consigo fazer tudo ate fico feliz mais quando acordo e vejo a realidade é horrivel eu tento me ajudar sozinha mais nao consigo tento ser autoconfiante mais nao consigo eu temo o futuro,vivo pensando no futuro nao consigo viver o presente nem o futuro estou com muito medo o sr pode achar exagero mais é a pura realidade tento me mostrar pros outros fortes nem a educaçao fisica eu conseguia fazer, na escola sou a primeira a terminar um dv so para ser elogiada pela professora tenho medo de tudo nao sei oque fazer o sr poderia me ajudar com alguma sugestao entrarei todo dia pra saber a resposta muito obrigada

    ResponderEliminar
  8. bem a minha cara isso tudo... alias sou tao insiguraa que nao consigo nem contar o que acontece com minha vida... meus medos... nao demonstro sentimentos nenhum e me escondo atraves da infantilidade... entao me sinto a rainha do mundo e derrepente esse mundo desaba... mas o que quero dizer é... ta dito todos os sintomas de uma pessoa insigura... mas e a cura pra essa insegurança... só nao venha falar que eu tenho que me gostar... pq eu me gosto de verdade me admiro mas eu sempre sinto que falta algo dentre tudo isso.... eu digo pra mim mesmo que eu tenho um certo medo dos meus sentimentos... eu penso que no outro dia vai ser melhor... mas quando vejo que é tudo o mesmo tudo a mesma coisa me da uma angustia tao forte... e eu nao tenho coragem de me abrir com ninguem... ninguem da familia muito menos amigos... desde já agradeço.....

    ResponderEliminar