Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

O QUE É UM SACERDOTE


O que é um sacerdote?
       Em todas as religiões, o papel do sacerdote consiste em fazer a ponte entre Deus e os homens.
      São os sacerdotes que conhecem as formulas correctas para nos dirigirmos à divindade e que podem oferecer os sacrifícios recomendados.
     No Antigo Testamento, o sumo-sacerdote era o único que podia entrar no «Santo dos Santos», o centro sagrado do Templo de Jerusalém.
Quanto ao sacerdote ou padre católico, não é apenas um intermediário entre os crentes e Deus.
Pelo Baptismo, com efeito, cada baptizado recebeu uma unção com óleo e o celebrante anunciou que ele passava a ser «eternamente membro de Cristo Sacerdote, Profeta e Rei».
São Pedro, na sua primeira carta aos cristãos, fala do povo cristão como de um povo de sacerdotes.
Nós, batizados, somos, portanto, todos sacerdotes, o que quer dizer que podemos falar directamente com Deus sem recorrer a padres.
Há duas palavras em grego que estão na origem das palavras portuguesas «sacerdote» e «padre».
A primeira (hiereus) significa aquilo que te acabei de explicar em cima e corresponde ao que habitualmente se designa por sacerdote.
A segunda (presbuteros) significa «o antigo», aquele que é testemunha da tradição; e é este o significado que se aplica ao padre cristão, cujo papel consiste em transmitir-nos a tradição que vem de Jesus (o Evangelho), zelar pela unidade da comunidade que lhe é confiada (é por isso que ele «preside» à Eucaristia) e fazer a ligação com o bispo e as outras comunidades cristãs.
É uma espécie de animador da comunidade cristã, aquele que lhe dá uma alma e que se assume o lugar de Cristo no meio dos seus irmãos.
Não deve fazer tudo sozinho, mas é ele que vela para que tudo seja bem feito.

Poesia de A Correia de Oliveira

Escutai, amigos meus:
Ser padre é isto somento
Não ser de si nem dos seus
Para ser de toda a gente.

Sem comentários:

Enviar um comentário