Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

COMPORTAMENTO HUMANO- 2

 
 
CONSCIÊNCIA, REFLEXÃO E RESPONSABILIDADE
a)     Graus de consciência e de responsabilidade
A consciência, a reflexão e a responsabilidade variam muito segundo as diversas situações. Há coisas que diminuem essas realidades: aumento da paixão, da excitação sexual, a acção do álcool, da droga, o alheamento, a sonolência, o sono.
Com o despertar e com a atenção aumenta a consciência, a reflexão e a responsabilidade.
b)    Ter consciência é diferente de ter responsabilidade
O facto de termos consciência do que se está a passar em nós não nos deve levar a concluir necessariamente pela responsabilidade do que aconteceu ou do que devemos fazer.
Para se avaliar a responsabilidade há que ter como ponto de referência a capacidade ou incapacidade de fazer o contrário, ou seja, o maior ou menor grau de liberdade de escolha. E isso condiciona a responsabilidade.
Quando a pessoa toma uma decisão reflectida e voluntária de procurar a excitação sexual, neste caso, a responsabilidade é muito maior.
c) Fuga das ocasiões e sentido para a vida
Para sermos adultos responsáveis, devemos criar condições para nunca perdermos a capacidade de avaliação reflectida da realidade, nem a livre capacidade de decisão.
O nosso comportamento depende muito das ocasiões, das circunstâncias, por isso, muitas vezes, a pessoas, deve fugir das ocasiões que pode descambar para comportamento irracionais, infra-humanos e até degradantes da dignidade humana.
O sentido para a vida é uma realidade muito importante e ele só de verdade uma orientação para a vida quando Deus  e a prática religiosa ocupam um lugar importante na vida da pessoa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário