Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

TEMPO PAGÃO E TEMPO CRISTÃO

 
 
         ENTENDER BEM O TEMPO
 
    Tempo pagão, tempo de gozar: comer, beber, gozar, divertir-se, às vezes sem regras, sem leis, sem moral.
Tempo cristão leva a pessoa a saber usar as coisas para a nossa salvação eterna.
Knonos- Tempo pagão, tempo cronológico, tempo do relógio
Kairos- Tempo cristão, tempo favorável, tempo oportuno para a nossa salvação.
Se eu tiver fé, todas as idades e todas as épocas são tempo oportuno para a nossa salvação, para eu me aperfeiçoar, me santificar e ser cada vez melhor.
Tempo pagão: estou a envelhecer, a morrer, que chatice, que tristeza, que desgosto, já não posso gozar como antigamente.
Tempo Cristão, leva a pessoa a dizer: “Obrigado Senhor, pela vida, pela idade, pelo tempo que já vivi, pelos dons que me deste. Obrigado Senhor, porque foste tão bom para comigo.
Tempo pagão- Estou velho, já não posso fazer nada, estou doente, acamado.
Tempo cristão- Ó Senhor, estou idoso, acamado, mas ainda posso rezar por mim e rezar pelos outros.
Tempo cristão- Vou caminhando para a morte, mas a meta não é o buraco do cemitério, mas a vida plena junto de Deus e em Deus.
Tempo pagão é o que é vivido só para mim, esgota a pessoa, esvazia, entristece.
Tempo cristão vivido para ajudar os outros enche a alma e o coração, dá sentido à vida.
Tempo pagão quando a pessoa só pensa nas coisas deste munto material, consumismo, hedonismo (prazer), relativismo, egoísmo.
Tempo cristão quando a pessoa tem tempo para Deus (oração, leitura da Bíblia, sacramentos, Eucaristia), ajuda aos outros, serviço à comunidade e à igreja.
É a fé que ilumina a vida de acordo com o evangelho que nos diz até que ponto a forma como vivemos o nosso tempo é pagã, ou cristã.
A fé em Cristo que também viveu para Deus e para os outros ajudando e servindo especialmente os mais pobres e necessitados.

Sem comentários:

Enviar um comentário